Ingredientes
1 peça de mignon de cerca de 1 quilo
cortada em medalhão (6 pedaços de
aproximadamente 4 dedos de altura)
4 dentes de alho
4 galhinhos de alecrim
5 mandioquinhas médias (sem casca e
cortadas em cubos grandes)
1 tablete de caldo de legumes
½ lata de creme de leite
100 gramas de queijo parmesão ralado
500 ml de vinho tinto seco
200 gramas de manteiga sem sal
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de amido de milho
Salsinha a gosto
Modo de Preparo
Em uma panela grande com água, coloque a mandioquinha para cozinhar com o caldo de legumes até que fique bem mole (cerca de 20 minutos em fogo alto). Após isso, escorra a água e amasse a mandioquinha para formar o purê.
Coloque o purê de volta na panela, tempere com sal e pimenta-do reino e em seguida acrescente o creme de leite e 100 gramas de manteiga. Desligue o fogo e adicione o parmesão. Reserve.
Tempere cada lado dos medalhões de filé mignon com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
Aqueça uma panela de fundo grosso, adicione 100 gramas de manteiga, 2 dentes de alho amassados e 2 galhos de alecrim e vá colocando os medalhões, deixando-os por uns 4 minutos de cada lado.
Quando estiverem no ponto desejado, reserve-os em um recipiente que possa ser levado ao forno pré-aquecido a 180ºC por uns 4 minutos.
Molho de vinho tinto:
Na mesma panela em que foram grelhados os medalhões, troque os dentes de alho e galhinhos de alecrim pelos outros ainda não utilizados.
Acrescente o vinho tinto e deixe ferver até reduzir e ficar com consistência de calda. Se desejar, após perder o álcool evaporar, acrescente 1 colher (chá) de amido de milho dissolvido em água morna.
Adicione 1 colher (chá) de açúcar e 1 pitadinha de sal, até atingir a acidez ideal do molho.
Quando estiver na consistência desejada, apague o fogo e sirva em seguida junto com os medalhões e o purê de mandioquinha, decorando com salsinha. Bom apetite!