Muita gente aposta que o escondidinho seja uma invenção nordestina (mais precisamente pernambucana), mas há quem defenda que se trata de um prato tradicional de alguns países africanos e quem também acredite que a receita original teria sido, na verdade, criada em Portugal.

Divergências à parte, o que é comum a todos que apreciam um bom escondidinho é a combinação única de sabores atribuída à forma de preparo: feito no forno, esse prato tradicionalmente é composto de um preparado de carne-seca e uma camada de purê de mandioca.

Carne moída, frango desfiado e linguiça calabresa picadinha são outros recheios que rendem um escondidinho igualmente delicioso. E no lugar da mandioca, se preferir, você pode fazer um purê usando batata comum, batata-doce, inhame ou até mesmo abóbora.

O preparo desse clássico da culinária brasileira pode até parecer um pouco trabalhoso, mas sem dúvida compensa, porque além de render bastante ele acaba funcionando como prato único, sem a necessidade de acompanhamentos. Caso opte por servir com arroz, prefira uma receita simples, sem muitos temperos, para que ele não acabe roubando do escondidinho o lugar de protagonista da refeição. Bom apetite!!!